P.Socorros.

Acidentes acontecem.
Não da para passar a vida com medo,por isso,todo mundo deveria ter noções básicas de primeiros socorros.
Bom dizer que um pequeno conhecimento sobre esse assunto pode ser a diferença entre a vida e a morte,não é uma frase cliché de filmes.

Regra básica: Se houver duas vitimas e uma está em panico e gritando esta vivo e consciente portanto não é prioridade.

Tópico das quatro coisas essenciais:
I-Verificar os sinais vitais.(Batimentos cardíacos e respiração)
II-Deter o sangramento.
III-Limpar e cobrir as feridas.
IV- Imobilizar fraturas.

Importante:Quando houver sangue e ferimentos há risco de contaminação. Use luvas,se tiver,se não tome o máximo de cuidado e evite contato com olhos,boca e nariz.

Se houver perigo,ou algo que possa feri-lo também remova o paciente antes de tratá-lo. Puxe a pessoa pelos tornozelos até o local seguro.

A vitima está respirando?
Se estiver respirando está viva obvio.
Caso esteja sufocando vire-a de lado pós a causa disso pode ser sangramento ou até vomito.
Se houver algo impedindo a respiração o procedimento é simples,deite a vitima com a barriga para cima ajoelhe-se em um dos lados do corpo bote suas duas mãos um pouco acima do umbigo e empurre.Depois de remover o bloqueio se a respiração não voltar, comece a ressuscitação artificial.

O coração está batendo?
Para verificar isso,aperte os dedos na parte interna do pulso logo abaixo do dedão. Para checar os batimentos pelo pescoço,vire o rosto de lado e aperte com quatro dedos logo abaixo do maxilar,perto da traqueia(garganta para quem não sabe).
O pulso normal é de 60 a 80 batimentos por minuto.Mas caso seja um alguém infectado o coração pode chegar a 240 batidas por minuto isso é normal alguns instantes antes da morte seguida pela reanimação.Se não conseguir sentir o pulso e as pupilas estiverem muito maior que o normal a reanimação está prestes a ocorrer.

Compressão cardíaca.
I-Primeiro dê uma pancada forte no centro do peito e veja se os batimentos voltaram.
II-Coloque o "calcanhar" das mãos sobre as o lado esquerdo do peito do paciente é claro.
III-Empurre com força.
Cheque o pulso depois de um minuto fazendo isso,depois continue checando em um intervalo de três minutos.Caso não apresente pulso ainda desista afinal você não pode salvar todos.

(Continua na proxima sexta)